Professor do Rio Grande do Sul ministra palestra sobre a comunicação e os direitos do consumidor

clique na imagem para ampliar

A 109ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Consumidor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), presidido pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, recebeu, na manhã desta sexta-feira (23), o professor titular de Direito do Consumidor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/ RS), Adalberto Pasqualotto.

Pasqualotto proferiu palestra sobre “A Defesa do Consumidor na Era da Comunicação Total”. A mesa de debates também contou com a participação da procuradora de Justiça e vice-presidente do Fórum Permanente, Heloísa Carpena Vieira de Mello.

Ao abrir o encontro, o desembargador Marco Aurélio destacou a importância do tema abordado, pois, segundo ele, vivemos um momento em que os avanços tecnológicos incessantemente nos trazem perplexidades: “Estamos todos afrontados por esse novo tempo, e a sociedade clama pela nossa especialização. Nós somos devedores enquanto operadores do Direito, e a sociedade pede por justiça e pacificação social”, relatou.

De acordo com o palestrante Adalberto Pasqualotto, a comunicação é um tema central na sociedade há muito tempo, e, hoje, ao vivenciarmos uma revolução tecnológica, ela ganha mais destaque, já que o consumidor não é o mesmo da década de 60. “Presenciamos atualmente muito mais ofertas de serviços do que de produtos”, disse.

“Dois sistemas dominam o mundo hoje: a economia e a comunicação, que formam uma aliança estratégica internacional. A economia precisa da comunicação para que o dinheiro circule. E o problema é que o poder desses dois sistemas é tão grande que o Estado ficou apequenado, e sua força de regulação foi ultrapassada”, destacou o palestrante.

O professor Pasqualotto também comentou sobre o poder tecnológico das empresas, que, segundo ele, estudam os perfis dos consumidores através de dados obtidos durante o uso da internet. O professor da PUC alerta que, mesmo sendo essas informações objeto de proteção jurídica, não há segurança eficiente.

23 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.