Princípios constitucionais de preservação à vida são debatidos na EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nessa última quarta-feira, dia 26, mais uma reunião do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, com a presença do psiquiatra forense Marcio Gekker, que ministrou palestra sobre “O Princípio da Dignidade Humana e a Preservação da Vida: Aspectos Médicos e Jurídicos”.

O encontro foi presidido pelo desembargador Elmo Arueira. Os desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e Sérvio Tulio Santos Vieira, membros do Fórum Permanente, compuseram a mesa de abertura. O diretor-geral da EMERJ, Ricardo Rodrigues Cardozo, esteve presente na ocasião.

Ao saudar os membros da mesa e o público presente, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo elogiou a atuação e o empenho do desembargador Elmo Aroeira, a quem considera grande amigo e um magistrado exemplar, e declarou: “Quando assumi a diretoria-geral da EMERJ, eu pensei em fazer uma mudança radical, pois, em meu entendimento, sempre é necessário uma renovação. Porém, ao verificar este Fórum, eu me surpreendi quando percebi que este era um dos mais atuantes e qualificados”.

O palestrante Marcio Gekker, ao iniciar, discorreu sobre o conceito da dignidade humana, que, segundo ele, ganhou mais importância após a Segunda Guerra Mundial com a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos – instrumento utilizado em resposta à barbárie nazista que traumatizou coletivamente, principalmente, os países derrotados na guerra.

De acordo com Gekker, o princípio da dignidade humana não deve estar acima do princípio do direito à vida, que é garantido pela nossa Constituição Federal, pois sem vida não há dignidade. O palestrante colocou o princípio da dignidade humana como sendo a célula mãe de todos os valores humanísticos, por respaldar os direitos humanos e os direitos fundamentais.

O ponto alto da palestra se deu quando o psiquiatra discursou sobre o princípio da sacralidade humana, levantando questões sobre sua inviolabilidade: “Eu acredito que esse princípio deva ser questionável, pois sem vida não há dignidade. É muito difícil, para mim, ver o paciente que poderia ter um resultado positivo com determinado tratamento não poder realizá-lo por motivos religiosos; causa-me uma sensação de impotência e frustração, pois eu penso que devo tentar fazer sempre o melhor”.

27 de abril de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.