Presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ, desembargador Cesar Cury, fala sobre o 2º Encontro de Mediadores Judiciais

clique nas imagens para ampliar

“O Encontro Estadual de Mediadores é uma excelente oportunidade para a construção da política pública da consensualidade e da paz. Esta segunda edição consolida-se como um dos mais importantes eventos sobre mediação do Rio de Janeiro e do Brasil”. A declaração do desembargador Cesar Cury refere-se ao evento “2º Encontro de Mediadores”, que será realizado na cidade de Petrópolis nos dias 22 e 23 de setembro, com inscrições gratuitas pelo site da EMERJ.

Com o tema “Mediação e gestão de conflitos: novos contornos de aplicabilidade”, o encontro reunirá especialistas para debate sobre assuntos afetos a esta nova forma de pacificação social, que reduz demandas na Justiça. Este método alternativo de resolução de conflitos consiste em negociação assistida, na qual o mediador, um terceiro neutro, imparcial e sem poder decisório, auxilia os envolvidos a estabelecerem o diálogo, a apresentarem seus interesses e a buscarem uma composição satisfatória para as partes envolvidas na contenda.

Segundo o presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ, desembargador Cesar Cury, o encontro permitirá apresentar avanços dessa política pública para lidar com os conflitos. “Durante dois dias, o encontro vai reunir desembargadores, juízes, procuradores, mediadores, servidores do Poder Judiciário e especialistas no tema. Eles vão tratar também de Justiça Restaurativa, uma prática que prima pela criatividade e sensibilidade para ouvir vítimas e agressores”, disse Cury.

O encontro

Na solenidade de abertura, no Hotel Vale Real, em Itaipava, estarão a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Daldice Santana; o desembargador Cesar Cury; e o prefeito de Petrópolis, Bernardo Rossi. A primeira palestra será “A mediação em tempos de comunicação violenta”, a ser feita pela juíza Andréa Pachá.

Também farão palestras os juízes Afonso Henrique Castrioto Botelho, do Cejusc de Itaipava; Cláudia Márcia de Carvalho Soares, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; Vanessa Cavaliere, da Vara de Execução das Medidas Sócio-educativas; Lisia Carla Vieira Rodrigues, do Cejusc de Jacarepaguá; Mylene Vassal, do Cejusc de Santa Cruz; Samara Freitas Cesário, do Cejusc de Cordeiro; e Ellen Garcia, do Cejusc de Bangu. Além dos magistrados, farão palestras a procuradora de Justiça Anna Di Masi e o promotor Paulo Yutaka. No sábado, dia 22, Juliana Loss, da FGV, vai apresentar a plataforma digital e aplicativo para o mediador, um projeto em parceria com o TJRJ.

Durante o evento, serão lançados os livros “Lei de mediação comentada artigo por artigo”, coordenado por Trícia Navarro e pelo desembargador Cesar Cury; e “Visão multidisciplinar das soluções de conflitos no Brasil”, coordenado por João Grandino Rodas, Aline Anhezini de Souza, Eduardo Machado Dias, Guilherme Bertipaglia e Juliana Polloni.

As inscrições são gratuitas pelo site da Emerj www.emerj.tjrj.jus.br ou diretamente no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/2-encontro-de-mediadores-de-petropolis-mediacao-e-gestao-de-conflitos.html


17 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.