Presidente do STF faz conferência pela paz no auditório da EMERJ

O auditório Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ), recebeu neste dia 19 a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, para participar como palestrante da conferência “Brasil para a paz”, um conjunto de programas do Conselho Nacional de Justiça para a promoção da paz na sociedade.

“Essa iniciativa da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que contou com o apoio da EMERJ, foi muito importante. Se cada um de nós der um pouco da sua contribuição pessoal no caminho de pacificar as relações sociais, vamos ter um futuro, uma semente para um Brasil melhor. Eu acredito que o Brasil esteja em processo de mudança. Nós precisamos passar por isso que estamos passando para respirar e seguir avante. Eu sou sempre otimista”, destacou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ.

Na palestra, a ministra Cármen Lúcia ressaltou que a intolerância é geradora da violência e disse que “o tempo é de prudência, racionalidade e respeito. Nós temos que nos unir para conquistar uma paz que seja justa para a sociedade brasileira no momento de hoje, no mundo de hoje.”

A ministra explicou que o “Brasil para a paz” tem projetos de criar um banco nacional de mandados de prisão e um cadastro de todos os presos do país, com informações precisas de cada detento. Esforços concentrados para o julgamento de casos de violência contra a mulher e de crianças em situação de violência, além de cuidado com as vítimas e familiares de vítimas da violência, também estão previstos O programa ainda vai instalar Associações de Proteção e Assistência a Condenados (APACs) para jovens, que serão programas de acolhimento para dar dignidade ao cumprimento da pena com educação, trabalho e formação dos jovens.

“Se nós não cuidarmos para que esses menores tenham uma oportunidade na vida, esses menores amanhã poderão matar os nossos meninos como uma reação a uma sociedade que não deu a eles as condições para que vivessem dignamente”, concluiu a ministra.

Entre as autoridades na mesa de honra estavam o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Claudio Tavares, e o cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro. “Nunca devemos desistir da paz para a construção de uma sociedade melhor”, disse o cardeal ao agradecer o convite.

19 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.