“Podemos descobrir um outro Direito dentro das nossas práticas sociais”, diz mestre em Direito sobre o jurista e filósofo Ronald Dworkin

clique na imagem para ampliar

O mestre e doutor em Direito Flávio Quinaud Pedron foi o convidado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) para ministrar a palestra “Os precedentes judiciais à luz da Teoria de Ronald Dworkin”. O evento, ocorrido na tarde dessa segunda-feira (18), foi organizado pelo Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação e pelo Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil. Pedron, que se descreve como um curioso sobre Ronald Dworkin, considera ter o norte-americano mudado sua forma de pensar o Direito e busca com suas aulas e palestras plantar um pouco da semente dos ensinamentos do filósofo e jurista. “Dworkin quebrava protocolos e formalidades, quebrava a sacralidade da dogmática”, disse Flávio Pedron.

“A Teoria Dworkiniana é uma teoria diferente de tudo a que estamos acostumados dentro da tradicional leitura do Direito Constitucional, seja da hermenêutica jurídica, seja da própria filosofia do Direito. Dworkin não vem para explicar uma realidade, e sim para sugerir uma proposta radical de lidar e pensar o Direito”, ponderou Pedron.

O palestrante explicou que apesar de Dworkin fazer algumas reflexões que partem da prática para a teoria e que devolvem essa teoria para prática, o norte-americano não busca com isso explicar como as coisas são, e sim propor reflexões, caminhos de como melhor enxergar aquilo que está diante dos olhos.

Pedron esclarece: “Primeiro Dworkin parte do pressuposto que toda leitura da realidade se dá através de um filtro teórico. E se substituirmos o filtro teórico a que estamos acostumados, como, por exemplo, a dogmática tradicional, seja do Direito Constitucional, seja do Direito Processual brasileiro – uma dogmática de uma matriz positivista forte - podemos descobrir um outro Direito dentro das nossas práticas sociais, e é essa a proposta de Dworkin”.

A mesa de debates foi composta também pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil, desembargador Alexandre Câmara; e pelo presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação, desembargador César Felipe Cury.

Ronald Dworkin

O jurista norte-americano, falecido no ano de 2013, teve forte influência no reconhecimento da importância dos princípios para o Direito e é considerado um intelectual influente para toda a sociedade.

No livro “Império do Direito”, Dworkin sustenta a melhora da compreensão do Direito comparando a interpretação jurídica com a interpretação na Literatura.

O filósofo esteve atento às principais questões da sociedade atual e está entre os autores mais citados do Direito contemporâneo.


19 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.