Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso


Desembargadora Gilda Maria Dias  Carrapatoso

Formada pela Escola Normal Inácio Azevedo Amaral e em História pela Universidade Federal do Rio de |Janeiro, a Desembargadora Gilda Maria Dias Carrapatoso exerceu o Magistério de 1963 até 1990, quando ingressou na primeira turma da EMERJ, dois anos após ter se formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá.

A magistrada fala da importância do Curso da EMERJ na sua formação, inclusive o Mestrado em Justiça e Cidadania, concluído em 2004, na Universidade Gama Filho:
- Tive ciência do Curso de Preparação à Carreira da Magistratura, na EMERJ, pelo Dr. Jorge Lobo, inscrevendo-me para a 1ª Turma, com início no ano de 1990, objetivando preencher as inúmeras lacunas resultantes do estudo fragmentado da graduação.


E acrescenta: “O Curso da EMERJ foi fundamental para a minha aprovação no concurso de ingresso na Magistratura, uma vez que possibilitou a sistematização das diversas áreas do Direito, através de estudos em módulos, que exigiam dedicação e empenho para a solução dos temas propostos, trazendo melhores resultados para a aprendizagem.”


A Desembargadora Gilda Carrapatoso ressalta que o Curso contribuiu para a aprovação no concurso para a Magistratura e ressalta a importância para sua carreira:
- O Curso da EMERJ foi muito importante para o exercício de minha atividade, não só por ter proporcionado uma melhor capacitação técnico-jurídica, como também, por ter permitido perceber que a função do Magistrado vai além do poder/dever de decidir com equidade e justiça, devendo, ainda, ser um agente atuante e participante na sociedade de seu tempo.


- O que diria aos atuais alunos e àqueles que pretendem fazer o Curso de Especialização da EMERJ?


- Que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é um centro de referência acadêmica, que proporciona aos estudantes terem aulas ministradas por Magistrados e demais profissionais do Direito, além de fazerem estágios sob a orientação de Juízes e de Desembargadores.

- Sem dúvida, a possibilidade do conhecimento mais aprofundado da atividade judicante, bem como o das atividades administrativas do Poder Judiciário enseja uma escolha mais consciente da carreira.

- Devem os estudantes valorizar uma formação interdisciplinar como ferramenta para o pleno exercício da atividade jurisdicional. Não devem os alunos olvidar que no desempenho da atividade judicial decidimos, diuturnamente, sobre a vida das pessoas, seus conflitos e emoções.