Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas


Desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ em 1986, o Desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas também cursou Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, nos dois primeiros anos, tendo concluído esse segundo curso posteriormente, com ênfase em Sociologia e Antropologia. Advogou por seis anos, ingressando na Magistratura em 1992. Atuou como juiz auditor, do curso de formação de magistrados, no Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, no último trimestre de 1997, e fez o curso de mestrado em Política Criminal na London School of Economics and Political Science, concluído em 2000.


O posicionamento ético levou o Desembargador Wagner Cinelli, atualmente integrando a 6ª Câmara Cível, a se interessar pela carreira da magistratura e, por consequência, buscar o Curso de Preparação da EMERJ:
- O que mais me atraiu na Magistratura foi a imparcialidade que deve ter o julgador. Soube da existência do curso da EMERJ quando a primeira turma (“Zero”) já estava em andamento. Prestei os exames para ingresso na turma seguinte, que teve início no segundo semestre de 1990.


O Curso da EMERJ foi fundamental para a aprovação do então advogado Wagner Cinelli no concurso de ingresso na Magistratura e de suma importância para a sua carreira:
- Meu tempo era curto por causa do trabalho. Assim, fiz o esforço de me dividir entre trabalho e estudo, mas foi um estudo muito dirigido e com método, graças à EMERJ. Já na Magistratura, tive a oportunidade de coordenar o Curso de Iniciação da EMERJ dirigido aos juízes recém-ingressos na carreira, no período de 2000 a 2008. No início era coordenação. Posteriormente, a função passou a ser de supervisão, dividida com outros colegas magistrados. Dessa forma, tive contato com a EMERJ em suas duas vertentes: na preparação e na iniciação profissional.


A formalidade da carreira de magistrado não é óbice para o Desembargador Wagner Cinelli ter como hobby uma atividade musical. Ele explica como faz para conciliar a música com as demais atividades:

- Na verdade possuo três hobbies: música, velejar e o estudo da criminologia. Mas a música é aquele ao qual dedico mais tempo. Toco piano desde os seis anos, já fiz parte de grupo musical, gravei disco e, cd e esporadicamente, participo de apresentações. Como a Magistratura naturalmente me exige dedicação integral, o tempo para essas atividades é curto e a única maneira de lidar com ele é com disciplina.


Para os alunos atuais ou para aqueles que pretendem fazer o Curso de Especialização da EMERJ, o magistrado lembra a própria experiência e aconselha: “Estudar é uma das boas coisas da vida. Se têm a oportunidade, aproveitem-na. Se não a têm, busquem as condições para que ela exista.”