Palestrantes discutem novos desafios do Direito: a proteção de dados e o discurso do ódio

clique nas imagens para ampliar

Em inglês, hate speech. Em português, discurso de ódio. A expressão é usada para qualquer ato de comunicação que discrimine alguém por características como etnia, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade e que possa incitar violência, ofensas ou ações contra uma pessoa ou um grupo.

A partir da evolução da tecnologia e do aumento do alcance da internet e das redes sociais, mensagens e textos com exposição de preconceito e discriminação são cada vez mais divulgados, e se tornam um desafio para o Direito. Com o compromisso de debater os temas de interesse da sociedade, a EMERJ promoveu, nesta terça-feira, 18 de setembro, o evento “Desafios do Direito: Proteção de Dados e Discurso de Ódio”.

O desembargador André Gustavo Correa de Andrade, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), falou sobre “Discursos de ódio na Internet”: “O discurso de ódio é apenas um sintoma de um problema maior que é o preconceito, a discriminação, a intolerância ”, ressaltou o desembargador. Durante a palestra o magistrado destacou o desafio de tratar o discurso de ódio: “De acordo com o sistema norte-americano, o discurso de ódio é tolerado; se entende que deve ser combatido pela sociedade, e não pelo Direito. Já no sistema europeu o discurso de ódio é restringido por lei. O desafio é saber como o Direito brasileiro deve tratar o tema. Antes de se transformar num problema jurídico, o discurso de ódio é um problema social”, concluiu.

O evento foi organizado pelo especialista em Direito Cibernético e professor da EMERJ, Walter Capanema, que participou como palestrante na exposição do painel “Lei Geral de Proteção de Dados”. “A lei brasileira de proteção de dados (Lei 13.709/ 2018) foi publicada no dia 14 de agosto e entrará em vigor em fevereiro de 2020. É importante conhecê-la, para que, quando ela entrar em vigor, nós saibamos como nos defender”, explicou o professor.

O advogado Dirceu Pereira de Santa Rosa falou sobre “General Data Protection Regulation – GDPR”, e considerou: “Na Europa, a proteção de dados está relacionada à proteção dos Direitos Humanos. E o movimento que foi criado na Europa com a Lei de proteção de Dados da União Europeia (GDPR) está se espalhando pelo mundo”.

Daniel Becker, diretor da Associação Brasileira dos Estudantes de Arbitragem (ABEArb), comentou sobre o “Contencioso de Dados”. Segundo ele, as leis vão mudar o comportamento das empresas: “Eu acredito que, com o marco legal, como vem acontecendo na Europa, as empresas vão alterar as práticas delas para tratar os dados de forma muito mais responsável”. Para Becker, a lei europeia é a base da lei brasileira que acaba de ser aprovada.


18 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.