“Os Juízes e a Previdência” tema de palestra no 32º Curso de Formação


Os novos juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados receberam no último dia 13, no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, da EMERJ, o Desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, representante do Judiciário no Rio-Previdência e o Dr. Gustavo de Oliveira Barbosa, Presidente do Rio-Previdência, para esclarecer sobre o Sistema Previdenciário, o Rio Previdência e a Previdência Complementar.

A Desembargadora Leila Mariano, Diretora-Geral da EMERJ, abriu a palestra apresentando os convidados da mesa, por sua importante contribuição, agradecendo. Em seguida, o Desembargador Agostinho Teixeira destacou: “O Rio-Previdência administra toda aquela massa de recursos que vão servir ao pagamento dos nossos benefícios na aposentadoria futura e a de nossos familiares, no caso de nossa ausência. Daí a importância de se ter um representante nosso no Conselho Administrativo da Autarquia.

O Dr. Gustavo de Oliveira Barbosa, Presidente do Rio-Previdência informou ser este o segundo fundo de Previdência do país: “Ele só perde para a Previ, então é um fundo bastante robusto com quase 500 mil assegurados, entre servidores ativos e inativos, e pensionistas. Então ele é maior do que mais de 90% das cidades brasileiras.” Frisou: “Então é muito importante que vocês, magistrados, e qualquer servidor do Estado, cobrem da Administração uma organização adequada, que faça correta gestão dos recursos para que no futuro não falte dinheiro.”

Foi acertada pelos participantes a criação de um grupo de trabalho para elaborar publicação de temas atualmente controvertidos na área previdenciária, coordenado pelo Desembargador Agostinho Teixeira com a participação de magistrados, advogados, procuradores do Rio Previdência do Município e do Estado do Rio de Janeiro, bem como de estudiosos sobre o tema.


 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.