Os mediadores precisam vivenciar a mediação, diz a palestrante Gabriela Jablkowski durante encontro na EMERJ

A 35ª Reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), recebeu, nesta segunda-feira, dia 8, a especialista em Mediação Gabriela Jablkowski, que ministrou palestra sobre a importância do autoconhecimento e das competências sociais necessárias aos mediadores. O referido Fórum Permanente é presidido pelo desembargador César Felipe Cury que compôs a mesa de abertura ao lado da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC / TJRJ), Cláudia Ferreira e da psicóloga do TJRJ, Naura Americano.

Ao abrir o encontro, o desembargador César Cury relatou a importância do tema para os profissionais envolvidos na prática da mediação, pois tratar-se de um instituto que, mesmo com sua metodologia própria, consegue interligar várias ciências e saberes, e declarou: “Essa metodologia envolve muitas áreas do conhecimento e da atividade humana. É uma tendência que almeja o futuro e estabelece como prisma o diálogo estruturado e qualificado em torno do conflito, almejando o crescimento mútuo”.

De acordo com a palestrante Gabriela Jablkowski, é extremamente importante para a formação do mediador o conhecimento do cenário social em que ele atuará, pois o profissional precisa estar apto a gerar condições para a participação voluntária das partes.

Segundo a especialista, há uma perda de confiança nas instituições, principalmente no mundo ocidental. E a globalização, ao mesmo tempo que traz benefícios como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, torna as pessoas eternamente insatisfeitas e reféns do consumismo.

Jablkowski alertou aos mediadores sobre a importância de eles usarem a mediação como forma de resolverem seus próprios conflitos: “Se eu quero lograr êxito, eu tenho que ser o exemplo e explorar mais esse novo recurso e vivenciá-lo, pois poucos mediadores o utilizam”, e complementou : “O intuito dessa intermediação entre as partes é fazer com que as pessoas saiam modificadas. Passar do medo à confiança”.

08 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.