Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Onde há corrupção, há prejuízo. Onde ela passa, causa danos”, diz o procurador da República Roberson Pozzobon durante seminário na EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, nesta sexta-feira, 23 de março, magistrados, membros dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, advogados e estudantes de Direito para o segundo encontro do seminário “Corrupção e Impunidade”.

“A principal arma para combater a corrupção é a indignação da sociedade, mas não pelo uso da força, e sim pela palavra”, ressaltou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, ao abrir o evento.

O procurador da República Roberson Henrique Pozzobon, membro da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, falou sobre o tema “A Lava Jato e suas Perspectivas”. Ele lembrou algumas operações contra a corrupção no Brasil que não tiveram resultados efetivos, ressaltou que a Lava Jato já conseguiu punir pessoas poderosas e chamou a atenção para as manobras do Legislativo para evitar a punição de corruptos. “A corrupção na esfera pública é interligada à corrupção na esfera política. Infelizmente, a corrupção é a regra no trato da coisa pública no Brasil”, destacou. O procurador disse ainda: “Não existe corrupção eficiente. Onde há corrupção, há prejuízo. Onde ela passa, causa danos. ”

“Novos Instrumentos de Combate à Corrupção e Impunidade” foi o tema da palestra do procurador da República José Augusto Simões Vagos, integrante da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele falou da importância do trabalho do Ministério Público Federal de Curitiba: “Se não fosse a Lava Jato de Curitiba, nós não teríamos a oportunidade de conhecer as mazelas que assolam o Estado do Rio”.

Os procuradores de Justiça Leonardo Cuña e Marcelo Monteiro participaram dos painéis “História e Economia da Corrupção” e “Comentários ao Projeto de Abuso de Autoridade”, respectivamente.

Participaram do evento a primeira vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Elisabete Filizzola Assunção; os juízes Leonardo Teles e Isabela Lobão; a promotora de Justiça Carmen Eliza Bastos de Carvalho; e o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Francisco de Assis Machado Cardoso.

O seminário foi coordenado pelas juízas Renata Guarino Martins e Roberta dos Santos Braga Costa, pelo promotor de Justiça Leonardo Cunã e pela procuradora de Justiça Flávia Ferrer. O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo recebeu dos organizadores uma placa em agradecimento pelo apoio ao evento e pela gestão à frente da Escola da Magistratura.

23 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.