Em matéria publicada no caderno Boa Chance do Jornal “O Globo” do último domingo, dia 15 de outubro, foi ressaltado que “há uma grande tendência mundial chamada ‘metodologia ativa’, em que o foco deixa de ser o professor centralizador do conhecimento e passa a ser o estudante participante, por meio de discussões e tecnologias, cabendo ao docente a função de ensinar o aluno a refletir e discernir as informações.”
As metodologias ativas utilizadas nos cursos de formação continuada da EMERJ objetivam não somente promover a atualização constante dos magistrados, mas sobretudo facilitar a troca de experiências entre eles.
A diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA), Patsy Schlesinger, ressalta que os cursos de formação continuada da EMERJ estão na vanguarda. “Estimulamos que o docente atue para substituir as formas tradicionais de ensino por metodologias ativas de aprendizagem. Usamos essas metodologias ativas para que o professor busque novas trilhas, seja na elaboração de dinâmicas em grupo, seja na discussão de casos concretos, ou até na apresentação da mais contemporânea jurisprudência sobre o tema, refazendo ações sempre que necessário”, disse Patsy.
17 de outubro de 2017.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.