Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O professor antenado

clique nas imagens para ampliar

Em matéria publicada no caderno Boa Chance do Jornal “O Globo” do último domingo, dia 15 de outubro, foi ressaltado que “há uma grande tendência mundial chamada ‘metodologia ativa’, em que o foco deixa de ser o professor centralizador do conhecimento e passa a ser o estudante participante, por meio de discussões e tecnologias, cabendo ao docente a função de ensinar o aluno a refletir e discernir as informações.”

As metodologias ativas utilizadas nos cursos de formação continuada da EMERJ objetivam não somente promover a atualização constante dos magistrados, mas sobretudo facilitar a troca de experiências entre eles.

A diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA), Patsy Schlesinger, ressalta que os cursos de formação continuada da EMERJ estão na vanguarda. “Estimulamos que o docente atue para substituir as formas tradicionais de ensino por metodologias ativas de aprendizagem. Usamos essas metodologias ativas para que o professor busque novas trilhas, seja na elaboração de dinâmicas em grupo, seja na discussão de casos concretos, ou até na apresentação da mais contemporânea jurisprudência sobre o tema, refazendo ações sempre que necessário”, disse Patsy.


17 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.