O desembargador Paulo Rangel e o juiz Federal Sérgio Moro participaram da Aula Inaugural no curso de Especialização da EMERJ


clique nas imagens para ampliar

Com o auditório Antonio Carlos Amorim lotado, a Escola da Magitratura do Rio de Janeiro deu início, no último dia 07 de outubro, ao curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal – pós-graduação Lato Sensu, sob a coordenação do desembargador Federal Abel Gomes. Na aula inaugural, palestras sobre os temas “Inimputabilidade do Menor e o Processo Escravocrata” e “Processos Judiciais sobre Crimes de Corrupção” foram proferidas, respectivamente, pelo desembargador Paulo Rangel e pelo juiz Federal Sérgio Moro.

O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, ao abrir o encontro ressaltou: “É uma honra receber o desembargador Paulo Rangel e o juiz Federal Sérgio Moro nesta aula inaugural do curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal, parabenizo a EMERJ pelo novo curso, nova conquista”.

O desembargador Paulo Rangel, que ministrou a palestra “Inimputabilidade do menor e o processo escravocrata”, em seu pronunciamento, traçou um paralelo entre a redução da menoridade penal e a história escravocrata do país, criticando aqueles que defendem a redução. O desembargador defendeu ainda o investimento do poder público em mais escolas, em vez de em presídios.

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo julgamento dos processos da Operação Lava-Jato, afirmou que as decisões do Supremo Tribunal Federal - STF, de permitir o início da execução da pena, pelo réu, após condenação em segunda instância e de proibir as doações eleitorais por pessoas jurídicas, podem contribuir para o combate à corrupção sistêmica enfrentada pelo Brasil.

O juiz Federal defendeu as prisões cautelares, a colaboração premiada e publicidade dos processos, instrumentos utilizados na Operação Lava-Jato. E disse: “A Operação Lava-Jato somente utilizou do instrumento da prisão preventiva quando entendemos que havia indícios de risco de ocultação ou destruição de provas. E é falsa a afirmação de que a Lava-Jato se baseia, exclusivamente, nas colaborações premiadas. Neste estado de corrupção sistêmica, sendo um crime complexo e sem uma vítima determinada, é necessário que uma das partes, corruptor ou o corrupto, se disponha a falar. Já em relação às críticas à publicidade nos processos, confesso que me causou estranheza, porque esses processos devem ser públicos. Esse é um mandamento constitucional”, avaliou.

Na mesa de abertura do encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo; o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa; e o coordenador do curso de Direito Penal e Processual Penal, desembargador Federal Abel Fernandes Gomes.

Ao final da aula inaugural, o presidente do TJRJ e a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Nilza Bitar, entregaram ao juiz Federal Sergio Moro o Colar do Mérito Judiciário, que foi aplaudido de pé pelo público presente.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.