Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ Debate os Novos Modelos de Família


Cerca de 600 pessoas lotaram o Auditório Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura, onde foi apresentado, no último dia 27 de junho, o seminário: “Os Novos Modelos de Família e as Repercussões na Infância e Juventude”, promovido pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica.

O evento iniciou-se com a apresentação da minissérie “Novas Famílias”, dirigido pelo cineasta João Jardim, no qual foram mostradas as adoções de crianças nas relações homoafetivas, e casais separados com filhos de relacionamentos anteriores. Enfim, as transformações e a evolução de nossa sociedade.

Com a sensibilidade de reunir pessoas e eleger os temas mais atuais, a Presidente do Fórum Permanente e Juíza Titular da Vara da Infância da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital, Doutora Ivone Ferreira Caetano, deu início ao encontro, ressaltando: “essa manifestação é muito importante (70% do auditório era composto de mulheres), porque vai modificando uma cultura na qual não se dá o devido valor à criança e ao adolescente”. E finalizou: “Eu acredito que, com a ascensão da mulher no comando, isso começa a se modificar pela sensibilidade da mulher, e eu espero, sinceramente, que no ano que vem tenhamos essa modificação aqui no Tribunal”.

A Desembargadora Leila Mariano, Diretora-Geral da EMERJ, em seu pronunciamento, frisou: “O caminhar é isso; e o caminhar me parece que é a aceitação do mundo real”. E finalizou: “No próximo dia 1 de julho, vamos realizar aqui no Tribunal uma cerimônia das relações homoafetivas”.

Abrindo a série de palestras pela manhã, o cineasta João Jardim apresentou trechos da minissérie: “Novas Famílias”. Em seguida, a psicóloga, sexóloga e terapeuta de casal e família, Maria Cristina Milanez Werner palestrou sobre: “Novos Arranjos Familiares e sua Influência na Estrutura, Dinâmica e Desenvolvimento das Relações Afetivas e Sociais entre Crianças, Adolescentes e seus Familiares”. Fechando a manhã, o professor e ginecologista Paulo Gallo apresentou “Medicina Reprodutiva e a Nova Configuração Familiar no Brasil”. À tarde, a Promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Doutora Rosana Cipriano Simão, apresentou o tema: “Responsabilidade Parental diante dos Novos Arranjos Familiares”. Encerrando o dia de estudos, a professora Miriam Paura S. Zippin Grispun palestrou sobre “A Juventude e a Família”.