Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Novos juízes se emocionam ao participar da dinâmica de encerramento do Curso de Formação Inicial

A última aula do XXXVI Curso de Formação Inicial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), ocorrida na última sexta-feira, dia 2 de junho, foi marcada por muita emoção e descontração. Uma dinâmica em grupo foi conduzida pela juíza coordenadora do Curso de Formação Inicial, Adriana Ramos de Mello, e pelo professor Erisevelton Silva Lima, doutor em Avaliação pela Universidade de Brasília e mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília.

Durante o encontro, a juíza Adriana Ramos de Mello relatou como foi a experiência de coordenar o curso e destacou a importância da formação dos que iniciam a carreira na magistratura: “A ética e ohumanismo são a base da formação do magistrado. Somente o um bom curso de formação inicial é capaz de auxiliar o juiz na prática cotidiana”. Já o professor Erisevelton Silva Lima aconselhou os novos juízes a nunca esquecerem de se perguntar de onde eles vieram. “O hoje é transitório e o que já passou irá acompanhá-los a vida inteira. Ser magistrado é se preparar constantemente para o inesperado. Mesmo dominando todos os códigos, doutrinas e jurisprudências, haverá situações em que será preciso mover os mais tenros conhecimentos da sua infância ou juventude para a materialização de uma decisão ética e justa”, destacou Erisevelton, ao falar sobre a importância das lembranças.

Em certo momento da dinâmica de encerramento, os juízes posicionaram-se à frente da sala de aula, levando consigo um objeto que representasse a pessoa que mais influenciou sua construção como indivíduo ético e também no juiz que estão se tornando. Alguns magistrados foram às lágrimas ao relembrarem o percurso que fizeram até a tão sonhada posse como juiz e ao homenagear as pessoas que foram seus grandes incentivadores. Dentre os objetos, estavam fotografias, livros, identidades funcionais e até mesmo um óculos de natação, usados como forma de representação.

A emoção era nítida aos olhos de cada pessoa ali presente ao conhecer um pouco da intimidade dos novos integrantes da magistratura fluminense. O juiz Luiz Márcio Alves Pereira, juiz auxiliar do Curso de Formação Inicial, ao final, parabenizou o grupo de alunos e destacou a importância da EMERJ na vida dos magistrados: “A Escola da Magistratura é o lugar onde mantemos o contato mais vivo com a carreira, com a formação e o crescimento de cada juiz”.

06 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ