Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Novo curso na EMERJ de Gestão de Varas Criminais


No último dia 06 de agosto, a Escola da Magistratura do Rio deu início ao “Curso de Gestão de Varas Criminais” no Auditório Nelson Ribeiro Alves, no Fórum Central. Nesse primeiro encontro, sob a coordenação do Juiz Luciano Silva Barreto, os alunos puderam assistir às palestras: “O Plano de Gestão do Conselho Nacional de Justiça e a Justiça Criminal”, com o Desembargador Cláudio Dell’ Orto, “Ministério Público e sua Atuação junto as Varas Criminais e de Execução Penal”, com o Promotor Reinaldo Lomba e “Interceptação Telefônica”, com o Delegado Federal e Subsecretario de inteligência do estado, Fábio Galvão.

O Desembargador Claudio Dell’ Orto destacou a importância de cursos como este para o Plano de Gestão: “É através de encontros como esses que nós temos a oportunidade de levar ao próprio CNJ as informações sob o ponto de vista das atividades diretamente exercidas pelos Juízes de várias comarcas - não só números, mas também documentos elaborados pelos colegas. Isso permite que o CNJ saiba que temos aqui Magistrados com experiência, empenhados na boa produtividade das Varas Criminais, Magistrados que conhecem a matéria e são estudiosos do tema e que podem contribuir e colaborar.” O Desembargador também chamou atenção para o problema da burocracia eletrônica e para o treinamento não só dos Juízes, mas de toda a sua equipe.

Após o intervalo, o Delegado Federal e Subsecretário de Inteligência do Estado explicou o processo de criação do órgão e seu funcionamento, além de explicar sobre como são feitas as interceptações telefônicas. Logo em seguida, o Promotor Marcelo Lomba, em sua palestra, abordou os benefícios e problemas dos processos com escutas telefônicas, cujos benefícios foram, através de casos concretos, exemplificados pelo palestrante

O curso prossegue ainda nos dias 13, 20 e 27 de agosto com especialistas na área do Direito Penal e será realizado no Auditório Nelson Ribeiro Alves.