Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Nota de pesar pelo falecimento da desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro lamenta o falecimento da desembargadora aposentada Maria Collares Felipe da Conceição, que, durante dez anos, presidiu o Fórum Permanente de Direito Ambiental da EMERJ.

Sensível às causas ambientais, a desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição foi uma das pioneiras no incentivo ao debate, no âmbito da magistratura e como cidadã, sobre a importância da preservação da natureza. O esforço por tal prática lhe concedeu o título carinhoso de “desembargadora verde”. Atuou como presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) desde a, criação, em 2006, até maio de 2016, promovendo mais de 100 encontros, entre palestras e seminários.

Maria Collares Felipe da Conceição faleceu aos 84 anos, na manhã desta sexta-feira, dia 23 de março.

O velório e sepultamento ocorrerão amanhã, sábado, dia 24 de março, das 9h às 12h, no Salão Nobre do Cemitério Parque da Colina, na cidade de Niterói. (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 987 – Pendotiba).

Maria Collares nasceu no interior de Minas Gerais. Ela era graduada em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000), pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atuou como defensora pública por quatro anos e foi aprovada para a magistratura fluminense em 1976. A desembargadora também foi professora da Universidade Cândido Mendes e da EMERJ.

Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos por esta inestimável perda.

23 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.