Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Mulher e Sustentabilidade” é tema de debate na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e o Fórum Permanente de Direito do Ambiente realizaram, respectivamente, suas 37ª e 119ª reuniões para debater o tema “Mulher e Sustentabilidade”, no último dia 16 de novembro, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Presidido pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa e pela juíza Adriana Ramos de Mello, o evento contou com a palestra da presidente do Instituto Masan, Adriana Pinto. Para debater a questão, foram convidados as juízas Admara Schneider e Maria Teresa Pontes Gazineu e o promotor de Justiça Marcus Leal.

Ao dar início ao encontro, o diretor-geral da EMERJ destacou: “Consigo, não só entender e compreender, mas sentir a extrema proximidade entre a questão feminista e a ambiental. De forma, que espero que nós (homens) venhamos a aprender muito e estar tão comprometidos quanto as mulheres na revisão dessa equação”. Em seguida, a juíza Adriana Mello pontuou: “Destaco quatro pontos de interseção entre a mulher e o meio ambiente: o desrespeito, a violência, a degradação e a violação aos direitos humanos”.

Em seguida, a palestrante ressaltou: “Dados das Nações Unidas indicam que 80% dos participantes da militância ecológica – ações voltadas para a sustentabilidade - são mulheres”.

Ao final do encontro, ocorreu um debate entre a mesa de abertura e o público presente.