Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro Luiz Fux abre congresso na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro deu início, no último dia 02 de março, ao “Congresso Brasileiro sobre o Novo Código de Processo Civil”. Coordenado pelo desembargador Alexandre Câmara e pelo juiz Bruno Bodart, o congresso recebeu o Presidente da Comissão responsável pela criação do anteprojeto do novo CPC, ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux para a palestra “O Código de Processo Civil Democrático”. Também estiveram presentes à mesa de abertura do encontro, o presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, o 3º vice-presidente do TJRJ, Celso Ferreira Filho, o diretor–geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa e o desembargador Paulo de Oliveira Baldez, membro do Conselho Consultivo da EMERJ.

Ao abrir o congresso, o desembargador Caetano Ernesto destacou: “Este primeiro grande evento sobre o novo Código de Processo Civil é um dos primeiros que o Estado do Rio de Janeiro, em regime de vanguarda, lança para discutir com antecedência a importância desse novo código”. Em seguida, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, ressaltou a importância da discussão: “A Escola da Magistratura volta a assumir uma posição de vanguarda, com um evento sobre um tema atualíssimo que é o novo CPC, e com seu autor, o Ministro Luiz Fux”.

Já o coordenador do congresso, o desembargador Alexandre Câmara, assinalou que o evento visa a apresentar à comunidade jurídica as grandes inovações que a normativa se propõe para a prestação da Justiça no Brasil.

Em seu pronunciamento, o ministro Fux ressaltou: “Essa necessidade de modificação do CPC é antiga e muito pertinente. O código atual não dá conta da quantidade de processos que existem hoje, nos Tribunais”.

O Congresso Brasileiro sobre o Novo Código de Processo Civil acontece até o dia 06 de março, no auditório Antonio Carlos Amorim, na EMERJ. Para encerrar o encontro, a EMERJ irá receber a relatora da Comissão responsável pela criação do anteprojeto do novo CPC, a professora Teresa Wambier, que explanará sobre “Novos Paradigmas do Processo Civil Brasileiro”.