Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Viver é evoluir


desembargador Cherubin Schwartz Junior

Após 720 horas presenciais de aulas, cursos, palestras, mesas redondas e trabalho de pesquisa que durou 2 anos, o desembargador Cherubin Schwartz Junior concluiu, no último dia 25 de maio, na sede da FGV, na Praia do Flamengo, sua tese de mestrado, com 135 páginas sobre o tema: ”Aplicabilidade do princípio constitucional da eficiência à atividade jurisdicional: Reflexões acerca do fenômeno da judicializacão e da agenda da celeridade”. Segundo o desembargador, “a vida é um evoluir, tanto pessoal como profissional; razão pela qual é necessário sempre abrir novas frentes na busca do aperfeiçoamento, de modo que o mestrado serviu ao meu aprimoramento profissional, mas sobretudo humano”.


Evoluir é a principal meta do desembargador Cherubin. Agora seu objetivo é elaborar tese de doutorado na Universidade de Nova York sobre o tema: “De onde se extrai a legitimidade do Poder Judiciário para exercer um controle de políticas públicas, ante a inércia do Executivo e Legislativo.


O desembargador especialista em Ciências Políticas e Direito Administrativo compõe a 12ª Câmara Cível do TJRJ, é professor responsável de Direito Administrativo da EMERJ, presidente da comissão de jurisprudência do TJRJ, conselheiro do Centro Cultural da Justiça Federal, e foi diretor cultural da AMAERJ, diretor da Revista de Direito do TJRJ e diretor do núcleo da EMERJ, em Petrópolis.


O magistrado deixa uma mensagem para os alunos da Escola que querem seguir a carreira da magistratura: ”é preciso que as futuras gerações de juízes se conscientizem da necessidade de formar uma verdadeira ideologia da magistratura; o que só é possível através de uma reflexão crítica, focada no estudo e na pesquisa acerca da legitimidade e do papel dos juízes na sociedade e na consequência das suas decisões”.