Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Membros do Judiciário dos estados do Sudeste se reúnem com diretoria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, no Rio de Janeiro

clique na imagem para ampliar

Desembargadores e juízes dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo se reuniram na manhã do dia 14 de maio, na Escola da Magistratura Regional da 2ª Região (ESMARF), para encontro que antecedeu a abertura do Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que ocorre ao longo da semana na EMERJ.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, diretora-geral da ENFAM, coordenou a reunião ao lado do presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico (CDCP) da ENFAM, desembargador Eladio Lecey; do conselheiro da ENFAM, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, e do secretário-geral da ENFAM, juiz Carl Smith.

A diretora-geral da ENFAM anunciou que os cursos de formação inicial dos juízes e os programas de aperfeiçoamento oferecidos pelas escolas da magistratura darão ênfase no estudo do Código de Ética da Magistratura. A ministra explicou que a iniciativa da ENFAM se alinha com a proposta desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), focada no papel do Judiciário no combate à corrupção.

A pauta do encontro tratou também da importância do alinhamento dos módulos nacional e locais dos cursos de formação inicial, de questões da formação continuada de juízes, da formação de instrutores e do incentivo à aproximação entre as corregedorias e as escolas.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, disse sentir-se honrado pela oportunidade da Escola poder sediar o Curso de Formação de Formadores com representantes do Judiciário de todo Sudeste.

Ao lado do juiz Luiz Marcio Victor Alves Pereira, membro do Conselho Consultivo da EMERJ, o diretor-geral destacou que a Escola tem oferecido cursos com temas atuais aos juízes. “Neste ano de eleições, a EMERJ já ofereceu três cursos na área de Direito Eleitoral, sendo um na modalidade de ensino a distância. Todos com vagas esgotadas”.

Em outra sala do TRF2, reuniram-se os coordenadores pedagógicos das escolas judiciárias da região Sudeste. A mesa foi coordenada pela diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA), Patsy Schlesinger; pela pedagoga Maria Eveline Pinheiro Villar de Queiroz, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas (CPAP/ENFAM); pela juíza federal Márcia Maria Nunes de Barros, coordenadora pedagógica da EMARF/TRF2, e por outros representantes das escolas da magistratura do Sudeste.

Também participaram do encontro, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas e a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

15 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ com informações do site do TRF2.