Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Maria Goretti Dal Bosco, pós-doutoranda pela Università Degli Studi di Roma realiza, palestra na EMERJ

Com o tema “Políticas Públicas e Improbidade: Um Olhar Sobre a Ética no Controle da Administração”, o Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da Escola da Magistratura promoveu mais um encontro de estudos que recebeu magistrados, serventuários, estudantes e operadores do Direito.

Para o desembargador Elmo Arueira, presidente do Fórum, o objetivo do encontro é promover a interação entre as disciplinas, jurídicas e as diversas outras disciplinas como a filosofia, história, sociologia, pedagogia, dentre outras ciências sociais e humanas que contribuam para melhor compreensão do Direito.

A palestrante, professora Maria Goretti Dal Bosco, doutora em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, com estudos de pós-doutorado na Università Degli Studi di Roma Tre, abordou três conceitos: ética, improbidade administrativa e controle da administração pública.

Ao falar sobre a ética a palestrante definiu como uma filosofia que trata do bem e do mal. Já com relação à improbidade administrativa qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, atenta contra os princípios da administração pública. E quanto ao controle da administração pública para a professora esse conceito traduz-se em confiabilidade e evidenciação.

O encontro aconteceu no último dia 29 de março, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, e participaram da mesa de abertura os desembargadores Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, Áurea Pimentel Pereira, Elmo Arueira, Sérvio Túlio Santos Vieira e a palestrante Maria Goretti Dal Bosco.

29 de março de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ