Marco Civil da Internet é tema de palestra no Fórum Permanente de Direito do Consumidor


clique nas imagens para ampliar

No dia 10 de abril, o Fórum Permanente de Direito do Consumidor recebeu, em sua 90ª reunião, o relator da Lei “Marco Civil da Internet”, deputado federal Alessandro Molon, e o advogado e professor Walter Aranha Capanema. Com o tema “O Consumidor no Marco Civil da Internet”, o encontro foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, e recebeu também a vice–presidente do Fórum, a procuradora Heloisa Carpena.

Ao dar início a sua palestra, o deputado Alessandro Molon falou sobre a Lei do Marco Civil da Internet: “O Marco Civil tem três pilares de sustentação, que são a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a proteção à privacidade do usuário”. E completou: “Consta explicitamente no Marco Civil a defesa do consumidor como algo, que deve se recorrer sempre que necessário”.

Já o professor Walter Aranha Capanema destacou: “O Marco Civil exige que as normas sejam claras, de fácil leitura, tenham publicidade e não fiquem escondidas.” E finalizou: “O Código de Defesa do Consumidor talvez seja a norma que complemente o Marco Civil na aplicação dos contratos e interpretação”.

Ao fim da reunião, o público presente pôde tirar suas dúvidas sobre o “Marco Civil da Internet” com o Deputado Alessandro Molon.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS