Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados concluem curso “Acesso à Justiça - Novos Paradigmas”

clique na imagem para ampliar

Para capacitar magistrados por meio do conhecimento dos aspectos históricos, sociológicos e políticos da construção da sociedade brasileira justa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) ofereceu o curso “Acesso à Justiça – Novos Paradigmas”.

Foram 20 horas-aula em que os vinte e três juízes puderam identificar a importância de uma aproximação maior do juiz com a sociedade civil. “O objetivo principal desse curso foi o de sensibilizar os juízes para a realidade da sociedade que o cerca e na qual ele judicia. Como nós não podemos mostrar toda a realidade para os magistrados levando-os a visitar todas as minorias, então, optamos por trazer a ‘montanha a Maomé’. Trouxemos pessoas que tinham visões diferentes do Direito e dos pressupostos da jurisdição, como história, religião e depoimentos marcantes de atores sociais, os quais o juiz infelizmente não tem a oportunidade de conhecer fora do processo”, disse a coordenadora e idealizadora do curso desembargadora Tereza Cristina Gaulia.

Baseado nas novas regras da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN), os alunos do curso foram convidados a expressar suas considerações sobre as aulas nos chamados “reaction papers”, que são feedbacks entre alunos e formadores.

Para a desembargadora Gaulia, o reencontro entre os desembargadores e juízes fora das situações mais técnicas é muito importante: “Quando você acompanha um curso como esse que a EMERJ nos proporcionou, percebemos com muita clareza como a mobilização das pessoas é importante. Porque na medida em que o magistrado consegue perceber o poder que ele tem de trazer felicidade e dar concretude a projetos de vida de qualidade, aceitando e respeitando as condutas de vidas plurais e alternativas, o juiz se sente mais realizado como autoridade que ele é”, disse a desembargadora.


08 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.