Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Livro 68: A Geração Que Queria Mudar o Mundo” é debatido na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Sociologia Jurídica realizou sua 15ª reunião no último dia 14 de abril, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. O evento foi aberto pelo presidente do Fórum, juiz João Batista Damasceno. Com o tema do livro “68: A geração que queria mudar o mundo”, o encontro contou com palestras do desembargador Sérgio de Souza Verani, da organizadora da obra, Eliete Ferrer, e do ex-militante da vanguarda popular revolucionária – VPR, José Gradel.

Na abertura do encontro, o juiz Damasceno exibiu um vídeo em homenagem ao jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, que morreu na última segunda-feira. Em seguida, o ex-diretor-geral da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, desembargador Sérgio Verani em seu pronunciamento afirmou: “É uma resistência ao fundamento político do século XXI, que ainda temos que construir.”

Organizadora do livro “68: A geração que queria mudar o mundo”, a militante Eliete Ferrer falou sobre a publicação: “O nome ‘68’ foi dado por ter sido um ano emblemático, em que houve manifestações em várias partes do mundo por liberdade. Mas ele começa em 64, de forma cronológica e com relatos curtos sobre o que aconteceu nas passeatas, greves e manifestações. A resistência se fez de todas as formas”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate e um sorteio de exemplares do livro entre o público presente.