Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Kay Pranis, especialista americana em justiça restaurativa, ministra workshop na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Para reafirmar o pioneirismo e o compromisso de impulsionar a difusão da Justiça Restaurativa e dos Círculos de Construção de Paz no Brasil, a Escola Superior da Magistratura (AJURIS), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), convidou a professora e escritora norte americana Kay Pranis para ministrar o Workshop de Aprofundamento e Supervisão de Práticas nos dias 5 e 6 de novembro. A juíza Vanessa Cavalieri, titular da Vara da Infância e Juventude de Competência Infracional do Rio de Janeiro, abriu o evento.

Nos trabalhos que desenvolveu em várias partes do mundo e em seus livros, Pranis defende os benefícios da realização, na sociedade, de círculos de construção de paz para combater e prevenir a violência. O método integra o movimento de Justiça Restaurativa, que tem como base a dignidade, o respeito, a não dominação e a preocupação dos indivíduos uns com os outros.

A tradutora e também instrutora de Justiça Restaurativa Fátima De Bastiani foi quem intermediou a comunicação da palestrante com o público. No Workshop, foram abordadas questões como a importância do autocuidado, a implementação da metodologia em diferentes contextos e a superação dos obstáculos na busca do consenso.

Inspirados em comunidades indígenas norte-americanas e canadenses, os círculos de construção de paz colocam pessoas em contato direto para dialogar de maneira qualificada, a fim de que possam, por meio da partilha de ideias e de sentimentos, e em um ambiente de segurança, encontrar soluções para seus problemas. O método é usado não apenas para resolver conflitos, mas também para preveni-los e fortalecer os vínculos entre as pessoas.


06 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.