“Juízes participam do curso “Adolescentes em Conflito com a Lei” na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

O Curso de Formação Continuada “Adolescentes em Conflito com a Lei”, destinado a magistrados, teve início hoje, 09 de março, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O curso é coordenado pela juíza titular da 3ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital do TJRJ, Monica Labuto, e a aula inicial foi ministrada pela juíza do TJRJ Lúcia Glioche, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Comarca da Capital.

Durante as aulas, de acordo com a coordenadora do curso, os juízes debaterão temas polêmicos como: o aumento da ocorrência de atos infracionais praticados pelos adolescentes; o fechamento do Educandário Santo Expedito por decisão recente do TJRJ, devido ao não cumprimento das medidas de melhorias solicitadas pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; projetos de Lei que têm por objetivo alterar a parte infracional do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outros assuntos.

Para a juíza Monica Labuto, é de grande importância atualizarmos o conhecimento dos juízes sobre o tema “Adolescentes em Conflito com a Lei”. “No momento em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem como foco a superlotação carcerária e a tentativa de diminuição dos casos de encarceramento, falaremos sobre o abarrotamento dos centros de reabilitação para menores infratores e sobre o uso da melhor medida a ser aplicada para ressocialização dos adolescentes”, destacou a juíza.

O curso é presencial, e se estenderá pelos dias 12 e 16 de março. Durante esses três dias de aprendizado, que totalizam 24 horas/aula, os participantes se atualizarão e trocarão ideias com docentes com grande experiência no tema, como o juiz do TJBA Sami Storch e o juiz do TJDF Márcio da Silva Alexandre.


09 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.