Juízes participam de uma dramatização no segundo dia do Curso de Formação de Formadores

clique na imagem para ampliar

A representação teatralizada de uma situação da vida real, de um ato processual, seus desdobramentos e os conflitos que podem decorrer resultantes de uma má condução foi uma das metodologias ativas utilizadas pelos professores no segundo dia do Curso de Formação de Formadores (FOFO), da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), na EMERJ.

As dramatizações são parte das diretrizes pedagógicas da ENFAM e, nesta quarta-feira, 16 de maio, os professores José Henrique Torres, Erisevelton Lima, Flávia Regina Agra, Gilson Jacobsen e Maria Eveline Pinheiro ministraram aulas sobre o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências e o planejamento da aula.

“Hoje nós começamos a trabalhar com a especificidade de formar professor, de ser professor. É uma reflexão sobre o que é ser professor específico da magistratura e sobre dominar técnicas, organizar o conhecimento para planejar uma aula”, destacou a pedagoga Maria Eveline Pinheiro.

A psicóloga Flávia Regina Agra ressaltou a importância da convivência, das relações sociais: “As relações em que o magistrado está implicado são muito complexas, é a gestão cartorária, o relacionamento com as partes, com os servidores e com os próprios sentimentos. Nós exploramos o ensino voltado para o desenvolvimento de competências. E a competência não só como habilidade, mas como algo que está implicado na responsabilidade ética e humanista que o juiz tem no trabalho dele”.

O Curso de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 – Módulo 1 é uma iniciativa do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA), da EMERJ. São três dias de ação formativa, com 24 horas-aula, para 48 magistrados inscritos.

“Eu acho extremamente importante que os juízes aproveitem os cursos da ENFAM para lapidar essa capacidade que muitos têm de serem professores e transmitirem conhecimento, porque nós sabemos que juízes gostam de ter aulas com juízes e quanto mais colegas tivermos com essa capacitação, melhor para todos”, concluiu o juiz federal Gilson Jacobsen.


16 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.