Juízes participam de curso na EMERJ sobre Colaboração Premiada

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ, realizou nos dias 5,12,19 e 26 de maio o curso “O Instituto da Colaboração Premiada”, organizado pela Divisão de Aperfeiçoamento de Magistrados – DIFEI, e direcionado aos juízes do Tribunal de Justiça fluminense, para fins de promoção.

O curso foi coordenado pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto, que ministrou as aulas, em conjunto com os professores da EMERJ: o advogado Claudio Figueiredo Costa, o procurador de Justiça Antônio José Campos Moreira e o promotor de Justiça Alexandre Araújo de Souza.

O desembargador Alcides da Fonseca mostrou-se satisfeito com a conclusão do curso e disse ser o tema um dos mais atuais no cenário brasileiro. “A colaboração premiada é um dos institutos mais importantes do Direito e do Processo Penal modernos, pois é através da colaboração premiada que se torna possível o combate efetivo ao crime organizado. No Brasil, em razão de todas as mudanças que vêm acontecendo devido à operação Lava-jato, a colaboração premiada é o instituto mais conhecido das pessoas e virou assunto da mesa de bar”, disse.

Segundo o coordenador, desembargador Alcides da Fonseca, o curso abordou todos os aspectos do instituto da colaboração premiada, especialmente os pontos controvertidos, na doutrina e na jurisprudência, como, por exemplo, o fato de o colaborador, homologado o acordo, começar a cumprir sua pena, muito antes de haver a sentença penal condenatória. Esse aspecto, de acordo com o desembargador, é pacífico na jurisprudência do STF.

Uma das preocupações do curso foi também distinguir os conceitos delação e colaboração premiada. “A Lei trata da colaboração premiada, de modo que a delação é uma expressão mais restrita, mais voltada para uma acusação. Acontece que a expressão ‘delação’ é mais palatável e a imprensa prefere utilizá-la, mas nós, juízes, devemos utilizar a expressão correta e que indica a essência do instituto, que é o fato de que alguém se torna ‘colaborador’ da Justiça e por isso terá direito a um ‘prêmio’, exatamente como é previsto na legislação italiana, por exemplo”, esclareceu o desembargador.

Sobre a importância da Escola da Magistratura na formação do juiz, o desembargador Alcides da Fonseca considerou: “A EMERJ é absolutamente fundamental na formação continuada dos magistrados, como forma de manter uma permanente atualização e o aprimoramento dos juízes, e eu me sinto muito honrado de fazer parte desta maravilhosa Escola, que sempre foi e continua sendo a minha casa”.

Confira a grade completa dos próximos cursos da EMERJ destinados aos juízes no site da EMERJ ou no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/portaldomagistrado/index.html

29 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.