Juízes iniciam curso sobre “Constitucionalização do Direito Civil”


clique na imagem para ampliar

“O Direito Civil recebeu uma nova abordagem após o advento da Constituição Federal de 1988, que trouxe em seu conteúdo mudanças de paradigmas. A Carta Magna de 1988 tornou-se a viga mestre do sistema judiciário; não podemos mais interpretar o Direito Civil ou qualquer outro ramo do Direito sem que ele seja inspirado pela nossa Constituição”.

A declaração é da desembargadora do TJRJ Jacqueline Montenegro, coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados“Constitucionalização do Direito Civil”, que teve início nesta segunda-feira (5).

A aula inaugural do curso foi realizada pelo procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro José M. Leoni Lopes de Oliveira, mestre em direito e membro da Academia Brasileira de Direito Civil, que ministrou o tema “Responsabilidade Civil no Direito de Família”.

Além da aula inicial, no decorrer do dia os magistrados desenvolveram os temas “Direito de Laje”, com a professora Rachel Delmás L. de Oliveira, e “Proteção de Dados Pessoais – Introdução à Lei nº 13.709 de agosto de 2018”, com os professores Chiara Spadaccini de Teffé e Carlos Affonso Souza.

O curso terá continuidade no próximo dia 09 de novembro, com os temas “Gênero e Tecnologia – o caso da pornografia de vingança”, “Novas Perspectivas em Direitos Reais no ordenamento” e “Regulação da Internet no Brasil”, com os professores Caitlin Mulholland, Gustavo Kloh e Sergio Branco, respectivamente.

Em continuidade às aulas do segundo dia de curso, a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, coordenadora do curso, abordará a questão do “Direito ao Esquecimento” em aula que tem por objetivo tratar da importância da matéria dentro da sociedade da informação e suas repercussões.


05 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.