Juízes auxiliares da EMERJ participam de curso de Formação de Formadores em São Paulo

A Escola Paulista da Magistratura (EPM) sediou, entre os dias 6 a 8 de junho, o Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). O encontro foi regional - magistrados, servidores e professores de Escolas da Magistratura do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) participaram do treinamento. Representaram a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) os juízes Ricardo Lafayette, Alberto Republicano, Gilberto Abdelhay, o professor Walter Capanema e a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger.

O objetivo do curso foi aprimorar a ação educacional realizada por magistrados e servidores que atuam na formação inicial e no aperfeiçoamento de juízes nas escolas judiciais estaduais e federais da região sudeste. Esse primeiro módulo consistiu na exposição de ideias e na realização de dinâmicas para discussão de assuntos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, como o planejamento de aula e a análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.

O juiz Alberto Republicano, titular do IV Juizado Especial de Nova Iguaçu e integrante da equipe de juízes auxiliares da EMERJ, considerou ter sido extremante positiva a experiência de participar do treinamento. “Foi uma experiência indescritível. Tivemos a oportunidade de conhecer modernas técnicas de ensino, que o curso denomina de ‘ensinagem’, ou seja, é o ensinar com a aprendizagem. Foi ressaltado durante o treinamento que se não há aprendizagem, não há ensino, e essa foi a correlação que mais me marcou durante o curso”, disse o juiz. O magistrado contou que o curso apresentou metodologias ativas de ensino aliadas à construção do conhecimento que utilizam a participação direta dos alunos, o que não é costume do ensino tradicional.

A diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger, ressaltou a importância do Curso de Formação de Formadores pelo fato de objetivar desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura, conhecendo e aplicando os fundamentos didático-pedagógicos da ENFAM. “Com isso, pretendemos aperfeiçoar cada vez mais os cursos de formação, continuada da EMERJ, aplicando as metodologias ativas para conciliar teoria e prática jurisdicional, sempre com o protagonismo do magistrado aluno”, disse.

Módulos

Este primeiro módulo do curso contou com carga horária de 24 horas, divididas em três encontros. As abordagens foram: o desenvolvimento da formação de magistrados; a docência no contexto da magistratura; especificidades do ensino e da aprendizagem; diretrizes pedagógicas da ENFAM e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; planejamento da aula – organização do trabalho pedagógico; e análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.

O segundo módulo será a distância, estruturado por 40 horas/aula, e busca a sedimentação da base teórica e sua aplicação; a terceira e última etapa será presencial, planejada em 16 horas, e visa à sistematização do processo. Essa última etapa será realizada em Brasília, nos dias 5 e 6 de setembro, e reunirá três turmas regionais.

09 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ

Com informações: ENFAM




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.