Juízes auxiliares da EMERJ participam de curso de Formação de Formadores em São Paulo
A Escola Paulista da Magistratura (EPM) sediou, entre os dias 6 a 8 de junho, o Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). O encontro foi regional - magistrados, servidores e professores de Escolas da Magistratura do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) participaram do treinamento. Representaram a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) os juízes Ricardo Lafayette, Alberto Republicano, Gilberto Abdelhay, o professor Walter Capanema e a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger.
O objetivo do curso foi aprimorar a ação educacional realizada por magistrados e servidores que atuam na formação inicial e no aperfeiçoamento de juízes nas escolas judiciais estaduais e federais da região sudeste. Esse primeiro módulo consistiu na exposição de ideias e na realização de dinâmicas para discussão de assuntos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, como o planejamento de aula e a análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.
O juiz Alberto Republicano, titular do IV Juizado Especial de Nova Iguaçu e integrante da equipe de juízes auxiliares da EMERJ, considerou ter sido extremante positiva a experiência de participar do treinamento. “Foi uma experiência indescritível. Tivemos a oportunidade de conhecer modernas técnicas de ensino, que o curso denomina de ‘ensinagem’, ou seja, é o ensinar com a aprendizagem. Foi ressaltado durante o treinamento que se não há aprendizagem, não há ensino, e essa foi a correlação que mais me marcou durante o curso”, disse o juiz. O magistrado contou que o curso apresentou metodologias ativas de ensino aliadas à construção do conhecimento que utilizam a participação direta dos alunos, o que não é costume do ensino tradicional.
A diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de magistrados (DEAMA), Patsy Schlesinger, ressaltou a importância do Curso de Formação de Formadores pelo fato de objetivar desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da magistratura, conhecendo e aplicando os fundamentos didático-pedagógicos da ENFAM. “Com isso, pretendemos aperfeiçoar cada vez mais os cursos de formação, continuada da EMERJ, aplicando as metodologias ativas para conciliar teoria e prática jurisdicional, sempre com o protagonismo do magistrado aluno”, disse.
Módulos
Este primeiro módulo do curso contou com carga horária de 24 horas, divididas em três encontros. As abordagens foram: o desenvolvimento da formação de magistrados; a docência no contexto da magistratura; especificidades do ensino e da aprendizagem; diretrizes pedagógicas da ENFAM e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências; planejamento da aula – organização do trabalho pedagógico; e análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos.
O segundo módulo será a distância, estruturado por 40 horas/aula, e busca a sedimentação da base teórica e sua aplicação; a terceira e última etapa será presencial, planejada em 16 horas, e visa à sistematização do processo. Essa última etapa será realizada em Brasília, nos dias 5 e 6 de setembro, e reunirá três turmas regionais.
09 de junho de 2017
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ
Com informações: ENFAM