Juíza do TJSP fala sobre projeto “Oficina de Pais e Filhos”, durante palestra na EMERJ

clique na imagem para ampliar

“Paz não é ausência de conflito, é ausência de medo”. Com a citação da frase de Ursula Franklin, cientista germano-canadense, a juíza do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) Vanessa Aufieiro falou sobre a cultura de paz durante o encontro “Oficina de Pais e Filhos”, promovido pelo Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação e pelo Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, nesta manhã de quarta-feira (21).

Os desembargadores Cesar Felipe Cury, presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação; e Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, presidente do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões, abriram o evento agradecendo a presença dos profissionais que trabalham nas Oficinas de Pais e Filhos do Rio e de São Paulo.

“Estamos numa caminhada visando à propagação da cultura da paz e do amor, uma cultura não mais baseada no medo, na competição, mas sim na responsabilidade partilhada, na solidariedade, na empatia, o que nos traz a possibilidade de trabalharmos de uma outra forma, com uma Justiça de Família mais humanizada, mais acolhedora, mais transformadora”, ressaltou a juíza Vanessa Aufieiro.

“A Oficina de Pais e Filhos é uma oportunidade que as partes têm de tratar os conflitos de uma forma mais saudável e menos traumática para os filhos”, destacou a psicóloga do TJSP e instrutora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Cristina Palason.

Participaram do evento a psicóloga do TJSP e instrutora do CNJ Fabiana Cristina Aidar; o juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, vice-presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação; e o juiz Carlos Alberto Machado, ambos coordenadores do Centro de Mediação e Conciliação (CEJUSC) da Leopoldina; e as juízas Ellen Garcia Mesquita e Mylene Vassal. A juíza Andréa Pachá foi a mediadora do encontro.

Ao final do encontro, o desembargador Cesar Cury homenageou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes, vítimas de um crime brutal no dia 14 de março, na cidade do Rio de Janeiro.

Oficina de pais e Filhos

A Oficina de Pais e Filhos é um programa multidisciplinar direcionado às famílias que enfrentam a separação do laço conjugal. O objetivo é auxiliar todos os integrantes da família a superarem as eventuais dificuldades, principalmente os filhos do casal. A Oficina foi criada para ser posta em prática em um encontro com duração de quatro horas.

21 de março de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.