Juiz ministra aula sobre Humanismo e seu contexto histórico

O juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato ministrou aula, no dia 28, na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) aos juízes que participam do Curso de Formação Inicial. O tema central foi “humanismo e ética”, que faz parte do conteúdo programático estipulado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Os alunos, recém-empossados juízes, puderam ouvir o magistrado João Marcos Fantinato, que é mestre em História do Direito e foi também aluno da EMERJ antes da aprovação no concurso para magistratura. Ele falou sobre humanismo como pressuposto da ética: o problema do homem e sua centralidade; antropologia filosófica e seu método; fenômenos da abertura, liberdade e linguagem; intersubjetividade, reconhecimento recíproco, alteridade e dignidade humana.

Durante a aula, os novos juízes puderam voltar no tempo e escutar sobre a história do direito e a origem dos direitos humanos. “O direito natural está nas gêneses dos direitos humanos, sendo universal e imutável”, disse o juiz, que distinguiu a concepção universal dos direitos humanos da concepção cultural, e trouxe exemplos para os alunos debaterem sobre casos em que o direito à vida relaciona-se com o direito à liberdade. “Propus o debate e a reflexão aos novos juízes a respeito de difíceis situações envolvendo direitos humanos, como a transfusão de sangue em pessoas que seguem a religião de testemunha de Jeová e sobre a discricionariedade ou não dos médicos de imporem a cura, neste caso”. O juiz abordou também sobre a noção de humanismo desde a Grécia antiga às primeiras concepções do homem universal, sobre o Cristianismo e o Renascimento.

Sou favorável a uma educação humanística e não apenas uma educação instrumental, sobretudo dos juízes. Claro que nosso trabalho exige aplicar os instrumentos legais, mas precisa haver uma base humanística. Não é possível divorciar o direito da cultura geral e da cultura humanística”, disse o magistrado.

Para a EMERJ a formação humanística é essencial para a formação do juiz do século XXI. A Escola busca se posicionar também como um espaço de reflexão e não só de capacitação técnica, ampliando os horizontes dos magistrados e os preparando para acompanhar as mudanças da sociedade.

30 de março

Fonte: Assessoria de Comunicação da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.