Juiz membro do Conselho Consultivo da EMERJ ministra palestra na Enfam

clique na imagem para ampliar

“O Direito Eleitoral e a Comunicação” foi tema da palestra do juiz membro do Conselho Consultivo da EMERJ, Luiz Márcio Victor Alves Pereira, no curso “O Poder Judiciário e a Mídia”, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), nos dias 06 e 08 de novembro, em Brasília.

“A atuação da mídia é positiva e inquestionável, desde que seja livre e voltada para o esclarecimento dos fatos”, considerou o magistrado durante a palestra. O juiz considera que o papel da mídia é fundamental para a transparência e o fortalecimento da democracia, mas ressaltou a importância da ética na produção de informação: “A atuação da mídia é positiva e inquestionável, desde que seja livre e voltada para o esclarecimento dos fatos e da verdade, sem a defesa de interesses privados de quem quer que seja, inclusive de grandes corporações. No entanto, quando a liberdade de imprensa se torna cortina para encobrir a manipulação dos eleitores e do processo eleitoral, o sistema democrático corre risco e precisa ser protegido pelo Poder Judiciário”.

Sobre o desafio do magistrado que exerce a judicatura eleitoral, Márcio Victor destacou: “A liberdade de imprensa não é um direito absoluto que impede a ponderação de interesses em face de outras normas e princípios constitucionais. Muito pelo contrário, o juiz eleitoral tem o dever de zelar pela igualdade entre os concorrentes, mesmo nas Eleições Gerais, quando sua competência processual é reduzida, sendo vedada a prática de censura prévia”.

Sobre a divulgação de notícias em tempo real, o juiz citou a investigação sobre as notícias falsas divulgadas nas últimas eleições nos Estados Unidos e fez um alerta: “O fenômeno poderá se repetir no Brasil, caso a população não questione a origem e o conteúdo das mensagens recebidas. O Tribunal Superior Eleitoral deveria propor uma grande campanha nacional alertando sobre as fake news. A conscientização da população é o melhor mecanismo de defesa contra as notícias falsas”.

O juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira, além de membro do Conselho Consultivo da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) é juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


10 de novembro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.