Jornalistas e operadores do Direito debatem a divulgação de notícias falsas, as chamadas “fake news”

clique nas imagens para ampliar

“Como distinguir o que é falso do que é verdadeiro? Nós temos condições de fazer essa distinção?” A partir deste questionamento, o desembargador Fernando Foch, presidente do Fórum Permanente de Mídia e Novas Tecnologias da Informação da EMERJ, abriu o evento “Fato e Fake. A Verdade, a Mentira e a Perplexidade”, nesta quinta-feira, 27 de setembro.

O jornalista Eugênio Bucci citou filósofos como Platão e Aristóteles para falar da importância da verdade. Falou da relação entre o debate político e a verdade dos fatos.

“A política se qualifica quando discute opiniões sobre fatos. Por causa das tecnologias digitais, temos uma usina industrial de fabricação das fraudes informativas e isso vem minando algumas bases da democracia, porque impede o contato da política com fatos materiais, e a opinião pública fica sequestrada pelo embate entre fundamentalismos”, destacou Bucci.

O jornalista alertou para as consequências das informações falsas: “Na política, a desinformação compromete resultados, compromete decisões. Um dos exemplos mais citados foi a eleição do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos. Quando o que está em jogo são informações da república, daquilo que é de todos, a mentira traz consequências desastrosas”.

Cristina Tardáguila, jornalista que se especializou em checagem de notícias, disse que é preciso ficar atento para não cair nas armadilhas dos compartilhamentos de falsas notícias, principalmente em redes sociais. “Há uma série de dicas para não deixar que nossos gostos, crenças e os nossos desejos nos empurrem para aquele compartilhamento imediato da informação que dialoga com os nossos instintos e não com a nossa razão”.

A jornalista, fundadora da agência Lupa, que oferece artigos checados para outros veículos de comunicação, citou algumas dessas dicas: “O primeiro passo é duvidar em excesso. A partir daí verificar se o título da postagem se reflete no corpo do texto; checar a data da postagem para não repetir notícia velha, verificar a autoria da informação; e observar se os dados estão atrelados a fontes confiáveis.”

Também participaram do encontro o procurador de Justiça Kleber Couto e o desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, membro do Fórum.


27 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.