Jornalista André Trigueiro alerta para a importância da sustentabilidade em palestra na EMERJ

Clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu nesta quinta-feira, dia 6, o editor-chefe do programa “Cidade e Soluções”, da Globo News, André Trigueiro. O jornalista fez uma palestra, onde deixou claro que a crise ambiental pela qual passa o nosso planeta é grave.

“É muito importante termos um Fórum que trata dessas questões aqui no Tribunal de Justiça do Rio e é com alegria que recebemos o palestrante de hoje, apresentando soluções para melhorarmos nossa qualidade de vida”, disse o presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes, na abertura do evento.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou: “Precisamos refletir sobre a necessidade de corrigirmos caminhos em prol do futuro que desejamos para o ambiente urbano em que vivemos, ou não haverá mais essa oportunidade de encontrar soluções”.

André Trigueiro declarou ser “ecochato” e “biodesagradável” quando a questão é falar sobre sustentabilidade. ”Não é por acaso que meu livro “Cidades e Soluções”, que está sendo lançado hoje aqui na EMERJ, começa falando sobre o aquecimento global e o efeito estufa. A mudança climática é um dos principais problemas atuais. A nossa energia ainda é suja, nosso país está sofrendo o primeiro racionamento de água em alguns estados, apesar da grande quantidade de água que temos”, afirmou.

Outro tema apontado como relevante é uma urgente modificação nas grades curriculares das universidades. “É preciso trazer para as salas de aula novos valores nos cursos de Engenharia, Arquitetura, e outros, para que se ensine sobre construções sustentáveis, reciclagem, utilização racional da água e da luz solar”, enfatizou.

Estiveram presentes o corregedor geral da Justiça, desembargador Cláudio de Mello Tavares; o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Promoção de Sustentabilidade/COSUS, desembargador Jessé Torres; a presidente do Fórum de Direito Ambiente da EMERJ, a juíza Admara Schnneider, e o brigadeiro do Ar Luís Claudio da Fonseca Bragança Pinheiro, representando a Força Aérea Brasileira.

Antes da palestra, André Trigueiro foi levado pelos juízes Admara Schneider, Luiz Umpierre de Mello Serra e servidores do TJ para conhecer o Teto Verde do Tribunal de Justiça, que fica no terraço da Lâmina III do Tribunal.

Ao final da palestra, o jornalista lançou seu novo livro “Cidades e Soluções”, cuja venda foi revertida integralmente para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

07 de julho de 2017

Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ

Com informações do TJRJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.