Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Grupo Tortura Nunca Mais é homenageado na EMERJ


clique na imagem para ampliar

Os Fóruns Permanentes de Direito à Saúde, de Sociologia Jurídica e de Direitos Humanos se uniram, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no último dia 23 de janeiro, para a reunião “A tortura no Brasil: ontem e hoje”. Aberta pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, pela presidente do Fórum de Direito á Saúde, a juíza Isabel Coelho; pelo o presidente do Fórum Permanente de Sociologia Jurídica, João Batista Damasceno e o presidente do Fórum de Direitos Humanos, Rubens Casara, a reunião recebeu o presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia/AJD, juiz André Augusto Salvador Bezerra, para uma homenagem ao Grupo Tortura Nunca Mais – GTNM/RJ.

Ao dar início ao evento, o desembargador Sérgio Verani destacou: “Fico muito feliz de estar me despedindo da EMERJ em um evento com este tema. A questão da tortura continua muito forte com relação ao povo, à população desprezada.”

Em seguida, o juiz André Augusto Salvador Bezerra falou sobre a tortura no Brasil: “Falar de tortura no Brasil é falar de uma série de ações do Estado brasileiro contra uma série de ações de seres humanos em diversos lugares e por muitos anos. É falar de uma persistente prática colonizadora do Estado brasileiro, pois coloca seres humanos como objetos, instrumentos de um projeto econômico de expansão do capital, liderada pelas elites.”

Ao fim do evento, o grupo Tortura Nunca Mais recebeu uma homenagem do evento.