Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Giorgio Ferri debate na EMERJ o Código Theodosiano


clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura promoveu no dia 04 de maio a 18ª reunião do Fórum Permanente de História do Direito, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o tema: “História Antiga e Direito. O Código Theodosiano”. O evento foi presidido pelo desembargador Milton Fernandes de Souza, que recebeu o palestrante italiano Giorgio Ferri, Doutor em História Antiga pela Università di Roma "Tor Vergata" e pela Erfurt Universität, e pós-doutor em História Antiga pela Université Toulouse Jean Jaurès, e, como debatedores, a professora Claudia Beltrão da Rosa e os Juizes Carlos Gustavo Direito e João Marcos Fantinato.

O palestrante discursou sobre a história da Roma antiga e fez uma análise das sucessivas leis, que eram interligadas diretamente à igreja, e destacou: “Acredito que, apesar de as leis serem bem antigas, o tema é bem atual”.

A professora Claudia Beltrão, ressaltou a importância do tema ao reafirmar na atualidade, e declarou: “Nós estamos vivendo um momento de realinhamentos religiosos e de conflitos religiosos, um momento de crise”.

Ao término do encontro, ocorreu um debate entre o público presente e os componentes da mesa.