Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Gestão da EMERJ mantém certificação de qualidade

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu no mês de setembro a recomendação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), organismo certificador credenciado do Inmetro, para que seja mantida a sua certificação de acordo com a norma NBR ISO 9001. A recomendação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido dentro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com o cumprimento de regulamentos, legislações e exigências de caráter normativo.

A certificação de sistemas de gestão foi uma estratégia adotada há treze anos com intuito de melhorar a prestação de serviços através de práticas modernas e atraentes para estimular os alunos. Para o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o desafio é inovar e aumentar a projeção, sem perder o padrão já conquistado e consolidado.

“O desafio é grande quando se trata de uma organização de alto padrão de gestão e com reconhecimento no mercado, pois gera expectativa por parte dos clientes. Com isso, se faz necessário não só manter a excelência dos serviços prestados pela escola e a visibilidade, como também é de suma importância buscar novas perspectivas. A procura pela inovação inclui uma equipe com foco na melhoria contínua, o que é fundamental na implementação de novas práticas de gestão e de novos serviços e eleva ainda mais o patamar da EMERJ no cenário jurídico”, afirma o desembargador.

Segundo a assessora de Gestão Estratégica e Representante da Administração Superior da EMERJ, Paula Lage, o importante é manter a padronização dos trabalhos, de modo a agilizar o atendimento. A EMERJ é a única escola de magistratura estadual com certificação desde 2004. “Ao implementar um bom sistema de gestão é possível conhecer a organização, identificar a capacidade dos colaboradores, mapear o processo de trabalho, a produtividade da organização e o seu potencial. Com isso, o profissional consegue identificar os seus clientes e melhorar e aperfeiçoar continuamente suas atividades para garantir crescimento na qualidade, atingindo os objetivos estabelecidos por meio de indicadores”, explica.

Em todo o país, a EMERJ é a única Escola da Magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004, sendo este um grande diferencial para sua imagem. Apresentar um certificado ISO demonstra que a EMERJ zela não só pela qualidade de seu produto e pela satisfação de seus usuários, como também pelo cumprimento de regulamentos, legislações e qualquer exigência de caráter normativo.

A certificação ISO 9001 é uma tendência mundial que ganha cada vez mais força no país. Trata-se de uma credencial que abre as portas para novos mercados, numa realidade de clientes exigentes, interessados em produtos ou serviços de qualidade. Segundo o Inmetro, atualmente há 13.349 empresas com a certificação ISO 9001 somente no Brasil. Em termos mundiais, há cerca de 1 milhão de empresas certificadas em mais de 170 países.

02 de Outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.