“Fraternidade como Categoria Jurídica” é discutida na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Constitucional se reuniu, no último dia 12 de setembro, para a reunião “Fraternidade como Categoria Jurídica”. A 37 ª reunião do Fórum foi aberta pelo juiz Ricardo Starling e recebeu para palestra o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, Antonio Laért Vieira Júnior, o juiz paulista aposentado, Carlos Aurélio Mota de Souza e o advogado paulista Luiz Antonio Araujo Pierre.

Primeiro palestrante do dia, o presidente da Comissão de Direito do Consumidor do IAB recordou a importância da Fraternidade na Revolução Francesa: “Esse tema existe desde a Revolução Francesa com “liberdade, igualdade e fraternidade”. Na verdade, discute-se hoje que a fraternidade não conseguiu a mesma expressividade que a liberdade e a igualdade, que foram tratadas como os chamados direitos de primeira e de segunda geração”.

Em seguida, o advogado e membro do grupo “Direito e Fraternidade, Luiz Antonio Araujo Pierre destacou: “Essa mensagem central, que nós chamamos aqui de fraternidade, pode ser chamada também de diálogo e de bem relacional, como é chamada em várias partes do mundo”. O diálogo só é possível se existir efetivamente um processo de escolha e acolhimento dos argumentos dos outros”.

Último palestrante do dia, o juiz aposentado Luiz Carlos Aurélio Mota de Souza destacou a importância de tentar-se sempre se colocar no lugar do outro.

O juiz Ricardo Starling encerrou a reunião declarando a importância da discussão do tema: “Como magistrado eu saio daqui com várias reflexões, com um outro olhar sobre minha atuação”.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS