Fóruns de Cinema e de Psicanálise debatem o filme “A Vida dos Outros”


clique nas imagens para ampliar

Aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no dia 23 de junho, respectivamente, a 7ª e 19ª reunião do Fórum Permanente de Direito, Literatura e Cinema e do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise, com a apresentação do filme “A Vida dos Outros”, escrito e dirigido por Florian Henckel Von Donnersmarck. O filme foi objeto de debate do encontro, dirigido pela juíza Andréa Pachá, presidente do Fórum de Cinema, que contou com a presença do professor da EMERJ Antônio Pedro Melchior e do desembargador Sergio de Souza Verani.

O filme alemão, que se passa no ano de 1984, conta a história de Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), agente da polícia política da República Democrática Alemã Oriental (Stasi), que se envolve no serviço de escutas clandestinas do apartamento de um casal da cena cultural da Berlim Oriental - o escritor Georg Dreyman (Sebastian Koch) e a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck). Durante a trama, ele se envolve na vida do casal e tem um papel crucial em seus destinos.

“Mesmo naquele estado de absoluta repressão se reconhecia a importância da atividade artística, tanto que os artistas tinham uma liberdade que o resto da sociedade não tinha”, relatou a juíza Andréa Pachá.

O desembargador Sergio Verani declarou: “O filme é muito impactante. Pensei que fosse anticomunista, mas não é, pode-se falar que é anti-stalinista, um filme contra a repressão, o arbítrio, o poder, no final da Alemanha Oriental, em 1984”.

O professor Antônio Pedro Melchior fez uma análise do filme comparando-o aos dias atuais e destacou: “Devemos comparar o que foi visto no filme com a situação contemporânea. Vivemos em uma sociedade de extrema vigilância. Hoje, as pessoas podem estar conversando entre si e gravando. Existe a possibilidade de os tribunais superiores legitimarem gravações entre uma pessoa e outra como prova”.

Ao fim do evento, ocorreu um debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS