Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais discute a aplicação do artigo 557 do CPC


clique na imagem para ampliar

O auditório Nelson Ribeiro recebeu, no último dia 27 de setembro, a palestra “A Aplicação do Artigo 557 do CPC no Sistema dos Juizados Especiais”. O encontro fez parte do Fórum Permanente dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e foi aberto por sua presidente e presidente da Comissão Estadual de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - COJES, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira. A palestra foi ministrada pelos juízes João Luiz Ferraz de Oliveira Lima e Renata Guarino Martins.

A desembargadora Ana Maria Pereira frisou: “O tema que vamos debater hoje, “A Aplicação do Artigo 557 do CPC no Sistema dos Juizados Especiais”, é polêmico, ainda que já existam alguns enunciados específicos pelo Brasil. É uma questão que vem sendo debatida pelos juízes das Turmas Recursais, já há algum tempo”.

Primeiro palestrante da manhã, o juiz João Luiz Ferraz de Oliveira Lima fez a seguinte declaração sobre o tema: “Eu vejo a matéria com bastante otimismo; a decisão monocrática trata de um avanço em termos qualitativos da turma recursal”.

Já a juíza Renata Guarino declarou: “Esse recurso nominado é distribuído ao relator de uma das turmas recursais e é razoável que esse relator decida monocraticamente questão”.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS