Fórum de História do Direito da EMERJ recebe o ministro Ricardo Lewandowski para palestra no Pleno do TJERJ


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de História do Direito recebeu, no último dia 14 de junho, o vice–presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, para a palestra “O Federalismo no Direito Brasileiro”. Realizado no Tribunal Pleno do TJERJ, o encontro foi aberto pela presidente do TJERJ, desembargadora Leila Mariano, pelo diretor–geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, e pelo presidente do Fórum, desembargador Milton Fernandes de Souza. A mesa foi composta também pelos ministros Luiz Fux e Marco Aurélio Belize, pela procuradora–geral do Estado do Rio de Janeiro, Lucia Léa Guimarães, que representou o governador Sérgio Cabral, pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Letícia de Farias Sardas, e pelo conselheiro do CNJ, o juíz Guilherme Vasi Werner.

Ao iniciar o evento, a desembargadora Leila Mariano enfatizou que aquela data ficaria marcada na história do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Já o diretor-geral da EMERJ, desembargador Sérgio Verani, destacou a atuação do ministro: “Como desembargador e juiz, eu sempre cito os acórdãos do ministro Lewandowski, que são uma aula sobre o devido processo legal e os princípios constitucionais fundamentais”.

O ministro Ricardo Lewandowski iniciou sua fala parabenizando a iniciativa da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro de possuir um Fórum dedicado à História do Direito. Em seguida, o ministro caracterizou o Federalismo: “A Federação tem sempre como base jurídica uma Constituição e também não admite secessão; esta união é absolutamente indissolúvel”. E completou: “O Federalismo é antes de mais nada um instrumento para o fortalecimento da democracia.” Ao encerrar sua palestra, o ministro declarou: “O Supremo Tribunal Federal vem pouco a pouco restabelecendo o prestígio do Federalismo brasileiro em várias decisões.”

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS