Fórum do Direito do Consumidor discute “O Dano Moral na Relação de Consumo”


clique na imagem para ampliar

“O Dano Moral na Relação de Consumo”, esse foi o tema da 78ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Consumidor, que aconteceu no dia 25 de novembro. Apresentada pelo Procurador de Justiça, Anderson Schreiber, a reunião recebeu a professora Milena Donato Oliva e foi encerrada pelo presidente do Fórum, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho.

A professora Milena Donato Oliva iniciou a palestra contextualizando o dano moral na Constituição Cidadã: “Com a constituição de 1988 há uma primazia dos interesses existenciais a que se vinculam os danos morais, em relação aos interesses patrimoniais. De tal sorte que a grande dicotomia hoje se dá entre situações existenciais e patrimoniais.” E completou: “O dano moral irá se vincular à situação patológica quando há uma lesão ao interesse existencial da pessoa humana. O dano moral se vincula a pessoa, a aspectos existenciais, mas tem esse caráter de compensação e se vincula ao momento patológico da relação.” Ao longo de sua palestra, a professora procurou mapear várias jurisprudências do STJ.

O desembargador José Carlos Maldonado encerrou a palestra declarando: “Eu digo sempre que o mais difícil não é identificar a ocorrência do dano moral; o mais difícil para o magistrado é quantificar exatamente esse dano. Tenho eu que essa talvez seja a mais difícil missão do magistrado”.

Ao final da palestra, a professora Milena Donato Oliva propôs uma reflexão conjunta com o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS