Fórum de Direito de Família discute “Os Novos Caminhos da Parentalidade e Socioafetividade”


clique na imagem para ampliar


Com o tema “Os Novos Caminhos da Parentalidade Socioafetiva”, o Fórum Permanente de Direito de Família se reuniu no dia 7 de novembro, para sua 39ª reunião, no auditório Antonio Carlos Amorim. Na ocasião, o defensor público e professor da EMERJ, Luiz Paulo Vieira de Carvalho e a promotora, ex-defensora pública e professora da EMERJ, Andrea Rodrigues Amin realizaram suas exposições sobre o tema. O encontro, apresentado pela presidente do Fórum, desembargadora Katya Maria Monnerat, contou ainda com a presença do representante do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Marcelo Santoro, da procuradora Kátia Maciel, da psicóloga Glícia Barbosa de Mattos Brazil e das juízas Vera Lage, Ana Cristina Dib e Regina Fábregas.

A desembargadora Kátia Maria Monnerat, ao abrir o encontro, convidou o defensor público Luiz Paulo Vieira de Carvalho para que ele se torne membro do Fórum Permanente de Direito de Família. Após aceitar o convite, o defensor iniciou sua palestra e destacou as mudanças propostas pela Constituição Cidadã: “A Constituição de 1988 veio acabar com a discriminação entre filhos e que não pode haver menção alguma sobre a origem da filiação.” E completou: “Hoje o novo Código Civil quando fala de filiação já inicia a matéria reafirmando a regra constitucional”.

Em seguida, a procuradora Andrea Rodrigues Amin concentrou sua explanação na filiação conjugal, citou diversos casos concretos e declarou: “Hoje o parentesco é biológico ou civil. Parece que socioafetividade é uma coisa nova, mas o filho adotivo sempre foi filho socioafetivo, mas o vínculo civil só se dá através de adoção, e o viínculo biológico era o vínculo maior e sempre prevalecia sobre todas as circunstâncias. O Código Civil de 2012 reconheceu que as relações afetivas nem sempre têm relação com a consanguinidade”.




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.