Fórum da EMERJ debate “A História da Magistratura, das Associações e dos Direitos Sociais no Brasil”


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de História do Direito realizou, no último dia 10 de junho, a sua terceira reunião, que contou com palestras do Ministro Sidnei Beneti, do Superior Tribunal de Justiça - STF e do Desembargador Federal e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Ney José de Freitas. Com o tema “A História da Magistratura, das Associações e dos Direitos Sociais no Brasil”, o evento foi aberto pelo Diretor–Geral da EMERJ, Desembargador Sérgio Verani e do presidente do Fórum, Desembargador Milton Fernandes de Souza. O encontro teve ainda a coordenação do Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Carlos Gustavo Vianna Direito, e do conselheiro do CNJ, Juiz José Guilherme Vasi Werner.

Responsável pelo tema “Historia da Magistratura, Movimentos Associativos e Escolas de Formação de Juízes no Brasil”, o Ministro Sidnei Benetti destacou em sua palestra que “O Judiciário Brasileiro, veio a ter um papel fundamental na Constituição de 1881 e estabeleceu um modelo marcantemente influenciado pelo constitucionalismo norte-americano”. Já em relação a Justiça do Trabalho, o ministro declarou “Na história do Poder Judiciário, ainda no período Vargas, a Justiça do Trabalho foi fortemente influenciada pelo constitucionalismo que imperava na Itália àquela época”.

O Ministro enfatizou a importância das escolas da magistratura na formação e capacitação dos magistrados, defendendo a padronização do ensino “Vejo uma ideia de participação maior da magistratura, uma transformação no seu modo de ser”, finalizou.

Com o tema “Justiça do Trabalho - Novas Perspectivas: Desafios e Garantias Constitucionais”, o Conselheiro do CNJ, Ney de Freitas fez uma projeção para o futuro da Justiça do Trabalho: “No futuro, a Justiça do Trabalho haverá de compor todos os litígios que envolvam o fenômeno do trabalho, independentemente de sua natureza jurídica”.

A 3ª reunião do Fórum Permanente de História do Direito fez parte do Curso de Iniciação de Magistrados e aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, contando com a presença dos ex-presidentes do TJERJ Desembargadores Marcus Faver e Thiago Ribas Filho, Conselheiro do CNJ, Joaquim Falcão, Desembargador Elmo Arueiro, presidente do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça, entre outras autoridades.

O Juiz e Conselheiro do CNJ José Guilherme Vasi Werner encerrou o evento ressaltando: “A EMERJ tem sido fundamental para esta formação mais integral do magistrado. Estes eventos contribuem significativamente para um aprendizado mais ampliado do exercício da magistratura”.


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.