Reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos lota o Auditório Antonio Carlos Amorim


O Auditório Antonio Carlos Amorim recebeu, no último dia 21 de março, a 35ª Reunião do Fórum Permanente de Direito Humanos. O encontro marcou o início da gestão do Juiz Rubens Casara, na presidência do Fórum e teve como tema “Crack e Internação Compulsória: Para Além dos Mitos que Cercam a Questão.” Participaram do evento o diretor-geral da EMERJ e ex-presidente do Fórum, desembargador Sérgio Verani, desembargador Siro Darlan, Mestre em Mediação Penal Justiça Restaurativa, Membro da Law Enforcemenet Against Prohibition/LEAP, João Menezes, neurocientista e professor do Instituto de Ciências Biomédicas – ICB/UFRJ,  Maurício Fiore, antropólogo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, e Paulo Amarante psiquiatra, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.

Diante do auditório lotado, o desembargador Sérgio Verani abriu a reunião e destacou a importância do Fórum, chamando atenção para a proposta da internação compulsória: “As propostas do estado e do município violentam o direito fundamental do cidadão, pois se desviam da proposta fundamental da saúde pública, que é a inserção social.” Logo em seguida, o Juiz Rubens Casara também se manifestou sobre a questão: “Este é um tema extremamente polêmico e essa polêmica muitas vezes é velada por mitos, preconceitos e estereótipos”.

Primeiro palestrante a falar, o desembargador Siro Darlan lembrou da responsabilidade de todos diante do problema: “Ao sairmos daqui, temos que assumir a responsabilidade pessoal de cuidar dos direitos das crianças e do adolescente e impedir que eles sejam vítimas de qualquer tratamento desumano”. Já o neurocientista João Menezes tratou da relação entre biologia e o uso das drogas, enquanto que o antropólogo João Menezes defendeu a ideia de que o tema drogas provoca interface’ entre o que seria natureza e cultura. O último palestrante do encontro, o psiquiatra Paulo Amarante, abordou o funcionamento das internações.

Durante a reunião, o Juiz Rubens Casara anunciou que o Fórum promoverá outro encontro sobre o tema, devido ao grande sucesso da palestra.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.