Fórum Permanente promove debate sobre “Direito do Consumidor e Meio Ambiente”

clique na imagem para ampliar

A ideia de mudar as formas de consumo e a possibilidade de desenvolver a economia sem degradar o meio ambiente têm sido pauta de vários debates sobre sustentabilidade. Para discutir essas questões, o Fórum Permanente de Direito do Consumidor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu nesta segunda-feira (18) a 112ª reunião, com o tema “Direito do Consumidor e Meio Ambiente”.

O evento foi presidido pelo desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo e pela vice-presidente do fórum, procuradora de Justiça Heloisa Carpena Vieira de Mello. Participaram como palestrantes a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – São Paulo, Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida e o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ, Flávio Ahmed. Também compôs a mesa de debates, a presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ, a juíza Admara Falante Schneider.

A desembargadora Consuelo falou sobre a obsolescência programada: decisão de o produtor, de forma proposital, desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto para consumo que se torne obsoleto ou não funcional, com intuito de forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.

“A obsolescência programada começou na época da grande depressão econômica nos Estados Unidos no século XX e foi se expandindo exacerbadamente pelo capitalismo. Um exemplo claro foi o cartel de lâmpadas que se formou na época, e como isso foi usado para influenciar a economia sem se pensar no impacto que causaria ao planeta”, disse a desembargadora Consuelo.

Durante a década de 20 a expectativa de vida de uma lâmpada era de 2.500 horas e diversos fabricantes ainda se orgulhavam de produzir lâmpadas que duravam cada vez mais. Até que os maiores fabricantes mundiais definiram em reunião que a duração não deveria ultrapassar 1.000 horas de uso. Recentemente, outro caso famoso foi o das baterias. A primeira geração de um conhecido tocador MP3 possuía bateria projetada para ter vida útil muito curta e não era substituível. A fabricante foi processada e perdeu a ação, tendo que substituir a bateria dos aparelhos já vendidos e ainda estender a garantia dos produtos.

Uma pesquisa lançada pela Universidade da Organização das Nações Unidas e pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos mostrou que, em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Especialistas preveem um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas, até 2021.

"Essa questão da obsolescência deve ser melhor avaliada pelo Judiciário, que tem evitado enfrentá-la por achar que pode haver uma ingerência indevida no mercado, além de gerar muitos resíduos para o meio ambiente. Mas é necessário que se debata o futuro transtorno que isso pode causar tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente”, disse Consuelo.

O advogado Flávio Ahmed considerou ser a prevenção o melhor caminho. “A prevenção atinge toda a cadeia de consumo, desde a produção até o consumidor final e, nesse sentido, o trabalho do Tribunal é essencial. Um exemplo importante é a questão do amianto, que foi uma vitória legislativa salvaguardada pelo Judiciário. Nós tínhamos uma lei federal que permitia o uso do amianto e as leis estaduais vieram combatendo o consumo, era um perigo tanto ao meio ambiente quanto as pessoas. Então, a prevenção é essencial, e, hoje, com o mundo que temos, precisamos trabalhar a educação ambiental na sociedade”, afirmou Flávio.


18 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.