Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero homenageia o Dia Internacional da Mulher


clique nas imagens para ampliar

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero se reuniu no último dia 27 de março para discutir o tema “Violência Contra a Mulher: Da Legitimação à Condenação Social”. Realizada no auditório Antonio Carlos Amorim, a 31ª reunião do Fórum recebeu o diretor-geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa e a presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello para a abertura do evento.

O encontro contou com a palestra da coordenadora do Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (NEEV/UENF) e professora Lana Lage. Também estiveram presentes na mesa de abertura, a socióloga Luciane Soares da Silva, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Ana Rocha e a assistente social, Marisa Chaves de Souza.

Ao dar início à reunião, o desembargador Caetano da Fonseca ressaltou: “Precisamos cuidar da efetividade das leis afirmativas, pois elas existem no terreno legislativo e no políticos”. E finalizou: “nós, juízes, somos diretamente responsáveis pela eficácia dessa Lei, para que ela não permaneça só no papel”.

Palestrante convidada, a historiadora Lana Lage fez sua apresentação baseada no capítulo escrito por ela no livro “Nova História das Mulheres no Brasil”, em que analisa casos de mulheres assassinadas por seus companheiros e ex-companheiros, entre 1905 e 2012 e destacou: “A contestação da legitimação social da violência contra a mulher possibilita que essa violência saia da espera privada e seja entendida pelo Estado como uma questão de ordem pública. Essas mudanças na maneira de o Estado se posicionar resultam em políticas públicas para as mulheres e vão se refletir também na forma como o sistema de Justiça Criminal Brasileiro vai tratar esses homicídios”.

Ao final do encontro, as mulheres da mesa de abertura receberam flores e bombons em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a plateia pôde assistir a uma expressiva apresentação do Coral do Tribunal de Justiça.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS