Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero debate “Revista Íntima”


clique nas imagens para ampliar

Com o auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura lotado, a EMERJ recebeu no último dia 11 de maio, a 32ª reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero. Para debater o tema “Revista íntima: Violência Institucional”, foi realizada uma mesa redonda presidida pela juíza Adriana Ramos Mello, com a participação dos seguintes convidados: a desembargadora Adriana Lopes Moutinho Guerra Guedes, o juiz Rubens Casara, a presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro e advogada, Maíra Fernandes, as juízas Maria Tereza Donatti e Daniela Prado, Adriana Mota, da secretária de estado de políticas para as mulheres e a deputada federal Martha Rocha. Também esteve presente o diretor–geral da EMERJ, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa.

Ao dar início ao encontro, a juíza Adriana Ramos de Melo ressaltou a importância da discussão do assunto em questão: “O tema da revista íntima vem instigando a todos ultimamente. A revista íntima é uma situação que vem gerando bastante polêmica e agora está sendo discutida, e que inclusive, já foi proibida em alguns estados. Ultimamente se discute a questão da violação à intimidade da mulher e de qualquer pessoa, inclusive de crianças e adolescentes, que necessitam passar por essa revista para visitar seus familiares que estão em situação de prisão”.

Em seu pronunciamento, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa ressaltou a alegria de a Escola da Magistratura sediar essa discussão: “Estou extremamente feliz, pois a EMERJ é um lugar onde devemos dar espaço para o debate e independentemente da posição, sinto-me feliz de que possamos discutir com respeito, com consideração e cada um expondo seus pontos de vista”.

Ao fim do encontro, foi dada a palavra ao público, para debate e perguntas.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS